capacitacao-manipulacao-alimentos

Boas Práticas de Manipulação de Alimentos para Serviços de Alimentação 

Ter um negócio no ramo alimentício é uma grande responsabilidade por se tratar de algo que afeta diretamente o organismo das pessoas. Garantir que essa comida não faça mal para os seus clientes é algo que deve estar sempre no topo da lista de prioridades. Para nortear esses hábitos, criando uma regulação capaz de entregar essa garantia, a Anvisa possui a Resolução RDC 216/2004 que dispõe sobre o Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação, que deve ser seguida por todos esses estabelecimentos.

Você sabia que serviços de alimentação precisam seguir as Boas Práticas? 

A área de manipulação de alimentos exige que certas regras de higiene sejam seguidas. São as chamadas boas práticas, cuja aplicação pode reduzir o desperdício de alguns produtos e proporcionar um melhor ambiente de trabalho, seja em restaurantes, pizzarias, lanchonetes, padarias e etc.

Para ajudar no entendimento do que a resolução determina, a Anvisa criou a Cartilha sobre Boas Práticas para Serviços de Alimentação, feita para auxiliar os comerciantes e os manipuladores a preparar, armazenar e a vender os alimentos de forma adequada, higiênica e segura, com o objetivo de oferecer alimentos saudáveis aos consumidores.

O que são Boas Práticas? 

São práticas de higiene que devem ser obedecidas pelos manipuladores desde a escolha e compra dos produtos a serem utilizados no preparo do alimento até a venda para o consumidor. O objetivo das Boas Práticas é evitar a ocorrência de doenças provocadas pelo consumo de alimentos contaminados.

Como a Lignum pode te ajudar? 

A Lignum oferece aos serviços de alimentação um Treinamento de Boas Práticas de Manipulação direcionado ao seu ambiente de trabalho, dessa forma você melhora a qualidade dos produtos e ainda conquista a satisfação do cliente!

Sua empresa terá a oportunidade de conhecer as formas seguras de preparar os alimentos e as principais regras da vigilância sanitária. Ao final do curso, os participantes irão obter uma declaração que pode ser utilizada para comprovar sua capacitação às autoridades sanitárias locais.

Dentre os temas abordados no curso, estão:

  • Entendendo a Contaminação dos Alimentos;
  • Ambiente de Manipulação e Cuidados com a Água;
  • Manuseio do Lixo e Controle de Vetores e Pragas;
  • Higienização;
  • Etapas da Manipulação dos Alimentos;
  • Dentre outros.

 Leia Também: O que são as Boas Práticas de Fabricação (BPF) de Alimentos?

 A Lignum Consultoria e Engenharia pode te ajudar na implementação das Boas Práticas.

Entre em contato conosco!

Escrito por: Lara Netto Rocha

Fontes:

Tags: No tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *