O layout de produção impacta diretamente nas atividades produtivas em uma fábrica, sendo sua principal função otimizar o fluxo de pessoas, produtos e materiais.
Mas afinal, o que é o layout de fábrica?
O layout de fábrica, de produção, ou ainda, o arranjo físico, é uma representação gráfica do chão de fábrica, uma planta que busca definir a disposição física de instalações, equipamentos e fluxos de pessoas.
O objetivo desse planejamento é organizar o espaço físico de toda a área da fábrica, localizando os equipamentos e postos de trabalho de forma a obter maior eficiência e segurança no processo de fabricação do seu produto.
Importância de adotar um bom layout
Ainda mais quando falamos em matérias-primas que se tornarão alimento para tantas pessoas, ter agilidade e qualidade em todo o processo de produção é o que garante um alimento saudável para consumo.
Segundo o Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, um layout inadequado desperdiça 30% do tempo destinado a uma produção só com transporte de materiais e produtos.
Especialmente na indústria de alimentos se deve sempre ter em mente que qualquer dano em seus produtos pode causar mal à saúde dos consumidores.
Nesse caso, um layout de fábrica adequado deve levar diversos pontos em consideração, como as Boas Práticas de Fabricação a fim de evitar contaminações, além de também adequar o espaço a todas as legislações vigentes.
Tipos de layout de fábrica:
O planejamento da disposição do layout de fábrica vai depender muito de fatores relativos ao que você está fabricando, como o tipo de produto, sua variedade e a quantidade de produtos.
Isso pode ser enquadrado em 4 tipos de layout de fábrica:
Layout físico funcional – O modelo organiza equipamentos e operações a partir das funções produtivas específicas dos setores, tornando o processo mais funcional e intuitivo.
Layout físico linear – Utilizado na produção em larga escala, o layout de fábrica linear é caracterizado por posicionar o maquinário lado a lado. O arranjo físico é projetado com o objetivo de atender o deslocamento dos materiais de forma ágil e eficaz.
Layout celular – A produção é dividida por pequenas “células”, ou seja, setores responsáveis por diferentes funções, formando pequenas fábricas dentro da fábrica. Nesse caso, a colaboração e a eficiência dos funcionários é essencial.
Layout físico posicional – Quando o produto fica em uma mesma posição e máquinas e operadores realizam as atividades em volta dele. É recomendado para projetos de grande porte, quando a movimentação do produto pode dificultar a montagem, sendo é utilizado para a fabricação de navios e aeronaves.
Está precisando de ajuda com o planejamento de seu novo negócio?
A Lignum Engenharia e Consultoria pode te ajudar com um projeto de fábrica!
Entre em contato!
Referências:
https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae
https://www.teclogica.com.br/layout-de-producao/
[…] Leia Também: O que é um layout de fábrica? […]